Quem sou eu

Tudo sobre a história do continente Africano, seus aspectos gerais e curiosidades.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A África no século XX e XXI

Começo do século até fim da Segunda Guerra mundial:
O período anterior à 1ª Guerra Mundial foi caracterizado pelo envolvimento das potências imperialistas européias em conflitos pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais, principalmente sobre os territórios Africanos.                  
Durante a 1ª guerra, ingleses e Franceses (1915) lançaram uma ofensiva na África, tomando territórios da Alemanha. Após o término da 1ª Guerra Mundial foram assinados vários tratados de Paz que refletiam o caráter imperialista da guerra. No início da Primeira Guerra Mundial, 90% das terras já estavam sob domínio da Europa.

Em relação à África, a Inglaterra e a França receberam das Ligas das Nações, antigas colônias alemãs na África, como o Congo, sob forma de mandatos.

Na segunda guerra ocorreram grandes batalhas no Norte da África, e também ouve grande participação de países africanos como África do Sul que já era independente, que lutaram na guerra do pacífico e outras frentes. Muitas tropas de africanos colonizados participaram do conflito em diversas frentes de combate. Na França os Alemães mataram três mil africanos por serem negros.
Por outro lado tropas coloniais que, ao retornar aos seus países de origem, iniciaram os movimentos nacionais de libertação em nome da própria ideologia liberal européia: começava a descolonização da África.
Fim da Segunda Guerra  Muldial  até os dias atuais:
Após a Segunda Guerra Mundial com o grande enfraquecimento das potências europeias  ocorreram movimentos de resistência, apesar de muitas manifestações serem reprimidas com violência pelos colonizadores, o processo de independência das colônias europeias do continente africano verificou-se irreversível. Estes problemas, associados a um movimento independentista que tomou uma forma mais organizada na Conferência de Bandung, levou as antigas potências coloniais a negociarem a independência das colônias.
As colônias Italianas foram todas libertadas logo no fim da segunda grande guerra.
 As colônias francesas tiveram processos distintos, algumas ficaram independentes rapidamente com movimentos independentistas (ex: Argélia, Tunísia, Marrocos, etc), outras lutaram em guerras que mataram milhares para conseguir.
Nas regiões de colonização inglesa, o movimento descolonizador caracterizou–se, em geral, pela ruptura pacífica. Foram os casos, por exemplo, de Gana, Nigéria, Serra Leoa e Gâmbia. No Quênia, entretanto, a emancipação política foi precedida de conflitos violentos devido à resitência da população branca do país.
Descolonização espanhola, se teve primeriamente no Saara Ocidental no ano de 1975.
Um a um, todos os Estados africanos conquistaram a independência, com exceção das colônias portuguesas Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.
Para se tornarem independentes esses países tiveram que lutar contra os colonos e aos poucos venceram, mas como a partilha foi feita de maneira arbitrária, não respeitando as características étnicas e culturais de cada povo, não só nas colônias portuguesas, mas em todas as outras também contribui para muitos dos conflitos atuais no continente africano, tribos aliadas foram separadas e tribos inimigas foram unidas.
crianças são usadas como soldado
A maioria dos conflitos ocorridos na África após o processo de descolonização é decorrente de divergência étnica, entre julho de 1999 e agosto de 2000, ocorreram 18 guerras em toda África.

Alguns conflitos são originados por problemas de território, pois as delimitações das fronteiras dos países africanos foram estabelecidas por colonizadores que não levaram em consideração a identidade e tradição tribal.
A diversidade ética conflita ainda mais por, muitas vezes, ter que ocupar o território com o inimigo. Os conflitos são constantes na luta por parte do território.

Os conflitos armados também ocorrem por questões políticas e econômicas, os diamantes também são grandes causadores de conflitos sendo utilizados ilegalmente para financiamento de armas para os rebeldes (ex: Congo (ex-Zaire), a guerra civil em Serra Leoa e a guerra na Angola).
Lista de guerras civis:
§  Guerrra da Nigéria (1967-1970)- Foi um conflito político causado pela tentativa de separação das províncias ao Sudeste da Nigéria, como a República autoproclamada de Biafra.Matou mais de um milhão de pessoas.
§  Guerra Civil Moçambicana (1975-1992)- Guerra entre o governo comunista e a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana, um grupo anticomunista apoiado pela África do Sul).A guerra deixou país repleto de minas explosivas, terras cultiváveis afetadas pela devastação das batalhas e uma população vitimada pela fome, tifo e cólera.
§  Guerra Civil do Congo ou a Grande Guerra da África (1996-2003)- A maior guerra na história moderna de África, um dos conflitos mais mortíferos desde a Segunda Guerra Mundial, envolveu diretamente oito países africanos, bem como cerca de 25 grupos armados. 3,8 milhões de pessoas morreram.
§  Guerra Civil Angolana  (1974-1989, 1995-1997, 1998-2002)- confronto militar em que o partido no poder MPLA e a UNITA foram os principais intervenientes. A FLEC, uma associação militar separatista lutou pela independência de Cabinda desde 1975 até meados da década de 2000. A guerra terminou oficialmente no ano 2002, com uma estimativa de 500.000 mortos. Esta guerra se estendeu por muito tempo por causa dos diamante vendidos ilegalmene.
§  Guerra Civil de Burundi (1988-1991, 1993-2005)- Confronto entre a tribo Tutsi e a Hutu na qual morreram mais de 200 mil pessoas e mais de 1 milhão se tornaram refugiados.
§   Conflito de Darfur, Sudão, 2003-presente- Conflito entre os janjawid - milicianos, tribos nômades africanas de língua árabe e religião muçulmana  e os povos não-árabes da área. As mortes causadas pelo conflito são estimadas entre 50 000 e 450 000.
§  Guerra Civil de Guiné-Bissau (1998-1999)- Uma frustada tentativa de tomada do governo.

§  Guerra civil da Costa do Marfim (2002-2004)- O norte se rebelou. 10.000 boinas azuis da ONU foram posicionadas entre os beligerantes.
§  Guerra Civil da Libéria (1989-1996,1999-2003)- Guerrilheiros da Frente Patriotica Nacional da Liberia iniciaram uma rebelião para derrubar o governo.
§  Guerra Civil de Ruanda (1990-1994)- Em 1993 o governo de Ruanda, liderado pelos hutus, assinou um acordo de paz com a liderança tutsi, pelo qual os refugiados poderiam voltar ao pais e participar do governo. Em abril do ano seguinte, retornando de uma conferência na Tanzânia, os presidentes hutus de Ruanda e de Burundi foram vítimas de um assassinato. A morte desses líderes desencadeou massacres. Durante os três meses seguintes, os militares e milícianos ligados ao antigo regime mataram cerca de 1 milhão de tutsis e hutus oposicionistas, naquilo que ficou conhecido como o Genocídio de Ruanda
§  Guerra Civil de Serra Leoa (1991-2002)- Ocorreram diversas causas para esse conflito que deixou aproximadamente 50.000 pessoas mortas, existam mais de 500.000 refugiados em nações vizinhas e diversas pessoas tiveram seus braços ou pernas decepadas. Esse conflito sangrento inspirou o recente filme Diamante de Sangue.
§  Guerra Civil na Somália, 1991-presente- Com o país sofrendo pelos conflitos internos, o governo central desapareceu após a queda da ditadura pró-soviética de Siad Barre, em 1991.Desde então, a Somália vive em guerra civil, a qual matou dezenas de milhares de somalis. Não existe mais unidade nacional, e o país fragmentou-se em regiões. Esse conflito é contado, pela perspectiva dos Estados Unidos,no filme Falcão negro em perigo.

Nenhum comentário: