Quem sou eu

Tudo sobre a história do continente Africano, seus aspectos gerais e curiosidades.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Filmes

Alguns filmes que ajudam a retratar a África que nós não conhecemos...
O senhor das armas
Elenco: Nicolas Cage,Ethan Hanke,Jared Leto,Brigite Moynahan 
Direção: Andrew Niccol
Gênero: Ação
Distribuidora: Alpha Filmes
Duração: 122 min.               

Esse filme não está citado no blog por seu humor negro ou por seu elenco, mas sim pela realidade que ele mostra de uma parte da África. Ele demonstra como o comércio de armas de países desenvolvidos utiliza a fragilidade de um continente rico em conflitos como comércio, dessa forma desvalorizando parte dos valores humanos.
Nele você conseguirá, mesmos através de clichês típicos americanos e a falta de criatividade do mesmo, estabelecer uma conexão do interesse capitalista na guerra.
Podemos também nos referir aos Estados Unidos da América, que devido às guerras sofreu uma contínua corrida armamentista, essa que se tornou um dos centros de lucro para a economia americana e seu poder, logo o interesse do país hoje considerado mais forte do mundo em continuar a criar conflitos não é de caráter ideológico e sim de caráter lucrativo, típico capitalismo.
Uma boa observação no desfecho do filme está relacionada aos reais senhores das armas, demonstrando as pessoas que estão se escondendo por trás de comerciantes baratos de armas.

O jardineiro fiel
lançamento: 2005 (EUA)
direção: Fernando Meirelles
atores: Ralph Fiennes , Rachel Weisz , Daniele Harford , Danny Huston , Hubert Koundé
duração: 129 min
gênero: Drama

Um intenso filme do mesmo diretor de cidade de deus. Atraído pelo tema da exploração da população africana pela indústria farmacêutica, Fernando chamou o roteirista Bráulio Montovani para injetar uma visão menos eurocêntrica e simplificar o roteiro do inglês Jefrey Cainne, adaptado de um livro de John Lé Carré.
O filme tem um ar dinâmico com uso de recursos de efeitos rápidos, mas não deixa de passar a mensagem da exploração dos países desenvolvidos nos países subdesenvolvidos. Ele transforma a indústria farmacêutica de forma tão convincente   em uma exploradora, que ao acabar o filme faz com que perguntemos se seria verdade ou não, mas além dessa crítica a utilização dos países como cobaias ele também demonstra a pobreza africana agarrando o sentimento dos espectadores e deixando um ar de pena, lamentação e culpa. 




O ultimo rei da escócia 
Filme estrelado por James McAvoy, Forest Whitaker e Gillian Anderson retrata de forma romancista uma história sobre um dos mais terriveis ditadores da àfrica.
O filme se passa na uganda, com o médico escocês recém formado levando a uganda sua ajuda. O Whitaker está em uma das suas melhores atuações, podendo se dizer que ele fez parte da alma do filme. Acontecimentos verídicos, como os massacres de Amin, sua vida e o seqüestro palestino de um avião são misturados no filme com ficção, o que pode contribuir para a confusão dos telespectadores em relação ao que foi real e o que são fatos criados essêncialmete para aumentar o drama do filme, nele também pode se observar os conflitos das diferentes tribos africanas.


Hotel ruanda
Filme visto em sala e finalmente foi possível assistir o final, viva ao Tala (laíse),direção: Terry George
atores: Don Cheadle , Desmond Dube , Hakeem Kae-Kazim , Tony Kgoroge e Neil McCarth, como principais.


Hotel Ruanda é um filme que retrata de forma agressiva fatos reais das guerras entre raças africanas, porém não se torna um documentário por ser um drama e levar um pouco de romance para as telas. Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. O filme possuí como trunfo a interatividade com o público, logo torna-se emocionante e prende a atenção a cada momento.
O mais interessante no filme é a realidade entre os conflitos de tribos africanas, assista com cabeça aberta, que dessa forma será possível absorve os idéais passados pelo filme. 

Nenhum comentário: