Quem sou eu

Tudo sobre a história do continente Africano, seus aspectos gerais e curiosidades.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Na Mostra, um bom filme sobre a África

Un Homme Qui Crie (Um Homem que Grita), de Mahamat-Saleh Haroun, mostra bem o modo muito particular como a África trata de família, paz e guerra.
É um dos filmes programados para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa amanhã. O filme é uma produção belga ambientada no Chade (pais da África Central). Confira horários e salas aqui: http://br.mostra.org/movie/221
A obra mostra a vida de Adam, um ex-campeão de natação que vive de limpar a piscina de um hotel cinco estrelas em Ndjamena, a capital. O serviço é algo humilhante para alguém que já foi um ídolo do esporte: ensinar crianças loirinhas a dar braçadas.
Maltratado pela chefe chinesa (outra boa imagem sobre o atual Estado das coisas na África), ele acaba perdendo o posto de zelador da piscina para o filho de 20 anos, até então seu assistente.
Tudo acontece durante um intervalo de relativa calma da interminável guerra civil do país, que vai e volta há 40 anos. O Chade no momento é governador (por assim dizer...) pelo ditador Idriss Deby, que enfrenta rebeldes baseados no Sudão e República Centro-Africana.
A guerra é o pano de fundo da relação de pai e filho. A disputa pelo posto de piscineiro do hotel é árdua, já que o emprego é cobiçado num país com poucas oportunidades de trabalho. Isso distancia pai e filho e leva à fragmentação de uma família antes coesa.
Logo, no entanto, os combates se reacendem, e o jovem é forçado a se juntar às fileiras do governo. É a guerra que vai oferecer a oportunidade para a reaproximação familiar.
Como retrata o filme, no turbulento continente, até relações entre pai e filho têm de obedecer ao interminável ciclo da violência.  
Mais não conto para não estragar. O cinema africano de língua francesa é o melhor do continente, Chade e Burkina Faso à frente. Tem filmes densos e nem sempre chatos.
Oferecem um contraponto interessante a Nollywood, o cinema de ação barata produzido aos montes na Nigéria (e extremamente popular).
Fonte: http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: