Quem sou eu

Tudo sobre a história do continente Africano, seus aspectos gerais e curiosidades.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Natureza Africana

As pessoas a todo o momento vêem a África como um continente pobre, sem nada atraente, que desperte a curiosidade de conhecer. Porém por mais que exista um alto grau de pobreza a áfrica possui aspectos interessantes e bonitos de se ver.
A África possui uma grande quantidade de recursos naturais, mas as pessoas costumam priorizar a visita à países europeus, mal imaginam o que podem encontrar nos países africanos! Mal sabem a gama de lugares, paisagens e belos rios que deixam de conhecer no continente, ao fazer essa escolha equivocada.
Serão mostrados a seguir, alguns desses recursos naturais:
Um deles é o Rio Nilo, com 6.695 km é o maior rio africano e, o segundo maior do mundo. Esse fator torna a África, destaque nos estudos de hidrografia.  
Relevo

 A África é  constituída em sua maior parte por Planaltos que por sua vez são cercados de montanhas denominadas Maciço. O relevo africano é muito antigo e passou por muitos processos erosivos ao longo do tempo. Veremos outros tipos de relevo encontrados na África:

- Cadeia do Atlas: conjunto montanhoso localizado ao norte do continente. Estende-se do Marrocos até a Tunísia.
-Cadeia do Cabo: conjunto de montanhas que se localiza no sul do continente africano.
-Maciço da África Centro-Oriental: conjunto de montanhas que se formou devido a erupções vulcânicas e estende-se da Somália até a Tanzânia. Encontra-se adjacente ao Oceano Índico. Nesta região destacam-se os pontos mais altos do continente africano como o Rift Valley, Quilimanjaro e o Quênia.
-Maciço da África Centro-Ocidental: conjunto de montanhas que se encontra na costa atlântica no qual se destacam o Fouta, Djalon, Maciço de Camarões. Estas são formações antigas e suas alturas ultrapassam 2 500 metros de Altitude.
Hidrografia
A África se destaca sobre outros continentes no estudo de hidrografia, já que, a título de curiosidade, possui o segundo maior rio do mundo.
-Rio Nilo: o segundo maior rio em extensão do mundo com 6 695 km (perdendo apenas para o rio Amazonas - Brasil), e o primeiro rio no continente africano.
 -Rio Níger: Nasce no leste da África, corta Mali, Níger e Nigéria.
 Estes são os principais rios do continente África. É o 12° maior do mundo.               

Clima
A África possui clima bastante variado, desde o clima equatorial ao subtropical. A grande temperatura no continente se dá pelo fato de que o relevo impede que o ar entre na África e também pela sua maior parte estar na zona intertropical da África.

Grande parte da África está na zona Intertropical da Terra, recebendo muito calor. Outro fator que explica a grande temperatura no continente é o relevo, o ingresso de massas de ar na África.
-Clima Equatorial: ocorre no centro do continente com temperaturas que variam entre 25°C e 30°C, com chuvas, por ano. Um exemplo desse tipo de clima é a floresta equatorial do Congo.
-Clima Tropical: situa-se ao redor das floretas equatoriais. As temperaturas variam de 22°C a 25°C, e chuvas por ano.
-Clima Desértico: O clima desértico, como o nome já diz, ocorre no deserto do Saara, no norte do continente e nos desertos do Namíbia e Calaari.
-Clima Subtropical: predomina o extremo norte e sul, com temperaturas entre 15°C e 20°C ao ano.

Vegetação
A vegetação do continente africano varia de acordo com o clima. Embora nos desertos ela apresente vegetação escassa, nos oásis crescem palmeiras e nas zonas temperadas há bosques baixos de pinheiros e carvalhos, e vegetação de arbustos.

-Em lugares onde o clima é tropical, a vegetação apresentada é a savana, que é o tipo de vegetação mais abundante no continente africano.
-Em lugares onde o clima é desértico, após chuvas ocorrem alguns arbustos.
-Nas zonas Intertropicais desenvolvem-se as florestas equatoriais.
Outros tipos de vegetação são os estepes, gramíneas e a fauna.

3 comentários:

Unknown disse...

Kskskskkss

Unknown disse...

Eu sempre quis ir a África e um país que me atrai por mais que as pessoas falem que e pobre, pobre quem vai ficar somos nos, em algum momento quando enfim colocarmos um presidente merda no comando do brasil

Unknown disse...

Muito legal