Quem sou eu

Tudo sobre a história do continente Africano, seus aspectos gerais e curiosidades.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vida selvagem na África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.
     A partir dos anos 1940 o homem fez reduzir consideravelmente a população de animais na África, de forma direta ou indireta. Isso fez com que muitas espécies entrassem em processo de extinção. Nos últimos anos vem crescendo os esforços de proteção aos animais africanos e aumentado o policiamento de reservas demarcadas.
    Exemplos de alguns animais da Africa: Elefante-africano, Girafa, Leão, Rinoceronte, Zebras, Hipopótamo, Leopardo, Babuínos, Gibões, Hienas, Chacal, Camelo , Búfalo-africano, Camaleão, Tarântula, Guepardo, Mabeco, Escorpiões , Flamingo, Impala, Gnu, Cabra-de-leque, Facóquero, Gorila, Avestruz .
Muito comum na África são os safáris. O que é isso?
   Safári é a denominação usual para expedições de caça na selva ou na savana africana. Um safári é uma expedição por terra em lugares selvagens, tipicamente as viagens de caça ou turismo pela África. Tradicionalmente o safári refere-se a caçada de animais selvagens pela savana africana ou selva, actualmente os safáris são jornadas para observação e fotografia da vida selvagem, como mamíferos carnívoros, primatas, ruminantes, roedores, passáros e répteis típicos da savana.
   A maioria das pessoas no ocidente acredita que o verdadeiro safári somente ocorre na África do Sul, Quênia e Tanzânia, e não no continente africano como um todo. Actualmente a palavra é usada na região como referência à observação a pé ou motorizada de animais selvagens.
Curiosidades:
Girafas - O mais alto dos animais, a girafa atinge normalmente 5,5 m de altura. É nativa da África e vive em bandos, principalmente nas savanas. Existem nove sub-espécies que podem ser encontradas desde o Chade até a África do Sul.
Elefantes africanos -  Costumam andar em bandos, sempre protegendo os filhotes.


Leopardo - é um dos grandes felinos que habitam as savanas africanas. Podem chegar a mais de 2 metros de comprimento (excluindo a cauda) e pesar até 90kg. Um animal solitário que costuma caçar à noite e passar o dia em cima de árvores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Safari


Guepardo - move-se na savana africana em busca de caça. Também conhecido como chita, é o mais veloz animal terrestre, podendo alcançar mais de 100 km/h.
Hipopótamos - É um anfíbio africano e o segundo maior animal terrestre, depois do elefante.
Leões africanos - Seu principal habitat atual são as savanas africanas, principalmente no Kenya e na Tanzânia. Hoje, fora da África, apenas a Índia ainda possui leões em seu habitat natural, no santuário da floresta de Gir. Há dez mil anos, entretanto, os leões habitaram vastas regiões da África, Europa e Ásia.

3 comentários:

Unknown disse...

Nunca soube que hipopótamo é anfíbio!!

Valéria Grandin disse...

Por favor, acertem a informação. O hipopótamo é um mamífero e não anfíbio. Houve um grande equívoco.Um abraço.

Anônimo disse...

Otimas curiosidades .